Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Dicas para lavar roupa


Saiba como ganhar tempo lavando as roupas corretamente para não deixar as peças manchadas

Você sabe lavar roupa corretamente? Quem nunca manchou uma peça de roupa na hora de lavar que lance a primeira pedra de sabão! Muitas vezes na hora de cuidar da roupa suja, na correria do dia-a-dia, surge a dúvida se a dona de casa sabe usar os produtos para lavagem de roupa corretamente.


E aí, surgem peças manchadas, roupas mal lavadas e muita paciência para passá-las depois ou pior, lavar tudo novamente. A Minuano dá dicas de como ganhar tempo lavando as roupas corretamente.










Peças finas e delicadas
As lingeries passaram por evoluções de tecidos, mesmo assim, ainda hoje, os cuidados na hora da lavagem devem ser seguidos. Recomenda-se que a lavagem seja feita em água fria e as peças coloridas lavadas separadamente, pois algumas soltam tinta.

Não é aconselhável torcer e nem lavar durante o banho, pois a água quente danifica as fibras dos tecidos. É importante sempre utilizar um detergente em pó específico para lavagens de roupas delicadas, como produtos à base de óleo de coco e glicerina, que são menos agressivos em contato com o tecido.
 
 
 
 

Manchas
Punhos e colarinhos encardidos? Essas partes da roupa merecem atenção especial e devem ser lavadas à mão antes de irem para a máquina. Para isso, pode se lançar mão de um pré-lavagem, em forma líquida ou em composição diluída pode ser aplicado diretamente nas manchas até que a área fique totalmente molhada.

Atenção: os dois lados da peça devem ser tratados. Deixe agir por no máximo cinco minutos e lave. Enxágüe bem os tecidos e seque-os à sombra. Não exponha à luz solar antes da remoção completa do produto e não o utilize sobre objetos metálicos como zíperes, fivelas e botões.

Manchas mais difíceis, como as de molho de tomate, café, vinho, sangue e lama são facilmente removidas com o tira-manchas, que em pó, pode ser usado concentrado, em água fria e aplicado diretamente nessas manchas. Cria-se uma massa cremosa e então o produto pode ser aplicado direto na mancha por 10 minutos, em roupas brancas, ou 30 minutos, em coloridas. Lave bem e retire todo o produto.

Na máquina de lavar, se houver um compartimento de pré-lavagem, adicione o tira-manchas com o detergente em pó e inicie o ciclo de lavagem de costume. Vale ressaltar que o produto não danifica o tecido e deve ser sempre diluído em água. Quando de molho, as peças devem permanecer no máximo uma hora quando coloridas e brancas por no máximo seis horas. 
 
 

De peças brancas a coloridas
Já para aquelas roupas coloridas ou brancas com sujeiras difíceis, recomenda-se também o uso de detergentes em pó, o mais tradicional de todos os produtos para lavanderia. Antes de qualquer coisa, é necessário que as roupas estejam secas antes de serem lavadas, seja à mão, em tanquinhos ou na máquina de lavar.

É importante também separar as roupas coloridas das brancas e das mais sujas. A quantidade do produto varia de acordo com o grau de sujeira da roupa, mas em excesso pode danificar a amiga da dona de casa, a lavadora de roupas.

O detergente em pó precisa estar totalmente dissolvido na água antes de as roupas serem despejadas. O enxágüe deve ser bem feito para que não fiquem resíduos, pois pode deixar as peças duras e mal lavadas.

E ao contrário do que muita gente acredita, nada de secar roupas no sol. A secagem deve ser feita à sombra, para evitar a descoloração. O molho prolongado não é recomendado, pois em roupas brancas podem causar mau odor e nas coloridas desbotamento. Se precisar deixar de molho, no máximo por duas horas. E atenção não utilize detergente em pó em tecidos crus, lã, seda e couro.

fonte:
http://delas.ig.com.br/casa/dicas+para+lavar+roupa/n1237508125938.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário